Através da pele podemos contar a história de uma vida e mostrar as marcas e memórias da nossa existência. No entanto, nem sempre tratamos bem este que pode ser considerado o livro da nossa vida. Porém, há anos as pessoas vêm se dedicando cada vez mais aos cuidados da pele, e os motivos para isto foram se transformando ao longo dos tempos, de acordo com o grau de informação que as pessoas passaram a ter sobre o tema.

Cada vez mais, os aspectos de uma pele saudável se tornam um fator importante para a carreira profissional do indivíduo, não só daquele que se expõe ao contato direto com o público, mas como fator decisivo na hora da escolha entre candidatos de todas as áreas.

O motivo mais forte atualmente fica por conta da busca do verdadeiro bem-estar.

Os itens desta categoria já deixaram de ser considerados pelas mulheres brasileiras, que são o foco de consumo deste segmento do setor cosmético, como item de luxo e passaram a ser uma necessidade. Cientes disto, os fabricantes passaram a se empenhar mais no uso de princípios ativos que atendam aos apelos de proteção solar, anti-idade, prevenção de rugas, com fórmulas livre de óleo para peles extremamente oleosas, com o fim de fidelização dos clientes.

O segmento Cuidados da Pele envolve não só os produtos voltados para o rosto (geralmente mais exposto nos grandes centros urbanos), mas também o corpo (mais visível nas faixas litorâneas), e mãos e pés.

O mercado nacional de produtos voltados para este segmento representa R$ 2,3 milhões (consumidor final), ou seja, 10% dos gastos totais do segmento cosmético. Este percentual é menor do que o percentual do segmento no mundo (18%) e da América Latina (12%). Apesar disto, o Brasil é considerado a 11ª economia mundial neste segmento. A taxa de crescimento média tem sido 16,7% em faturamento e 8,2% em volume no período de 1999-2004 (Euromonitor). O mercado de cuidados da pele no Brasil se concentra em 10 empresas que representam 66% do faturamento do segmento.

A Avon é a empresa líder com 19% do market share. Para a empresa o segmento representa o 2º mais importante em faturamento dentre todos os demais segmentos do setor cosmético. A marca mais expressiva da empresa é a Renew (7,5% de market share por ranking de marcas), além de vasta linha para o segmento com outras marcas como a Avon Basics.

Ocupando o 2º lugar em faturamento aparece a Natura (17%), que tem o segmento como o 3º mais significativo em faturamento, perdendo para os segmentos de Perfume e Maquiagem. Atua no mercado através das marcas Chronos (7,1%), Sève, e Faces de Natura.

Com 8% do mercado fica a BDF Nivea, em 3o. lugar, que tem no setor o 2º lugar em importância de faturamento com as linhas Nivea Visage e Nivea Body. As outras sete empresas mais representativas são: O Boticário, Unilever, L´Oreal, DM, Davene, Johnson & Johnson e Mary Kay.

O mercado pode ser segmentado em dois tipos de consumidores:

– Consumidores heavy – aqueles extremamente preocupados com tratamento e hidratação da pele com o fim de manter a aparência eternamente jovem. O perfil deste consumidor são mulheres economicamente ativas, independentes financeiramente, e extremamente conscientes dos produtos necessários para os cuidados da sua pele. Tendem a procurar produtos com apelos vegetais ao invés dos sintéticos. Este perfil não se importa em pagar um pouco mais por produtos que entreguem efetivamente as promessas informadas nos rótulos.

– Por outro lado, os consumidores light se preocupam mais em manter a pele suave e macia sem levar em conta se há ou não ingredientes ativos de valor agregado ao produto.

Enquanto para o primeiro grupo o preço não é um fator de decisão tão crítico, para o segundo, é fundamental.

O consumo per capita do Brasil é considerado baixo, cerca de R$ 13,8 pessoa/ano, quando comparado com os demais segmentos do setor cosmético. Longe de ser um dado desanimador para as empresas, é um indicador de excelente oportunidade de negócios para um setor que promete um crescimento de 7,0% ao ano no período de 2004-2009.

 

A Pele Nossa de Cada Dia

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